Sobre as medidas anunciadas pelo Governo Grego, depois de consultadas as autoridades gregas, esclarece-se o seguinte:

A partir de 1 de julho de 2020, o Governo Grego determinou que todos os viajantes que desejem viajar para a Grécia devem preencher o formulário de localização de passageiros (PLF).

Todos os viajantes são obrigados a preencher e enviar o seu PLF com, pelo menos, 24 horas de antecedência antes de entrar no país. Deverão fornecer informações detalhadas sobre seu ponto de partida, a duração das estadias anteriores noutros países e o endereço da sua estadia na Grécia.

Para mais informações consulte o comunicado do Secretariado Geral de Proteção Civil, versão em língua inglesa,: https://travel.gov.gr

 

Chegadas por via aérea

A partir de 1 de julho todos os viajantes vindos do estrangeiro poderão entrar sem restrições na Grécia à excepção de uma lista de países que não inclui Portugal. Existirão no entanto testes aleatórios realizados à chegada.

Todos os passageiros provenientes do nosso País devem estar preparados para testes aleatórios à chegada. Em caso de controlo sanitário, o viajante terá de ficar autoisolado no local/endereço do seu destino final na Grécia (indicado no PLF), aguardando o resultado da análise clínica. Se o resultado for positivo, o passageiro ficará obrigatoriamente em quarentena de 14 dias sob a supervisão das autoridades helénicas, em caso negativo, poderá prosseguir com seu plano de viagem

Chegadas por via marítima

A partir de 1 de julho

  1. Permitida a atracagem aos portos gregos de navios vindos do estrangeiro.

 

Chegadas por via terrestre

 

A partir de 1 de julho

  1. Levantamento das restrições face a Albânia e Macedónia do Norte.

O Governo Grego realizará uma avaliação contínua da situação e poderá manter ou rever as medidas ora anunciadas.

Para mais informações consulte o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros Grego, versão em língua inglesa,  https://www.mfa.gr/en/current-affairs/statements-speeches/greece-welcomes-the-world-update-15-june-2020.html.

  • Partilhe