Devido ao surto de coronavírus na Grécia, o Governo Grego anunciou no passado dia 11 de março, através de uma comunicação ao País, a decisão de encerrar escolas durante um período de 14 dias, bem como a proibição de realização de eventos públicos. 

No dia 13 de março o Ministério da Saúde decretou o encerramento de cafés, bares, centros comerciais e casas de diversão na Grécia. Foi igualmente suspensa a actividade de museus, sítios arqueológicos e centros desportivos. É recomendada a inexistência de contactos sociais devendo ser salvaguardada uma distância de segurança entre as pessoas na sua interaçãosocial.

Face à presente situação a Embaixada de Portugal informa que os agendamentos electrónicos para atendimento na Secção Consular só estarão disponíveis a partir do próximo dia 1 de abril. 

Até ao fim do mês de março a Secção Consular só receberá pedidos de atendimento enviados, exclusivamente, por correio eletrónico ou telefone, sendo o atendimento presencial limitado aos casos em que exista comprovada urgência.

Não será permitido o acesso às instalações da Embaixada aos acompanhantes dos utentes que se desloquem para a realização de qualquer atendimento na Secção Consular. 

O funcionamento de todos os Serviços da Embaixada encontra-se limitado, sendo apenas assegurados os serviços mínimos até ao fim do presente estado de alerta decretado pelas autoridades gregas.

A Embaixada de Portugal apela à compreensão para a necessidade de ter de se assegurar disponibilidade de linhas telefónicas e a melhor gestão dos recursos disponíveis para casos de comprovada emergência.

No que diz respeito ao surto de COVID 19 recomenda-se a leitura atenta das informações divulgadas pelas autoridades gregas no portal https://www.civilprotection.gr bem como das informações relativas ao COVID-19 emitidas pelas Autoridades Gregas em Inglês, Francês e Grego: https://www.atenas.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/noticias/informa%C3%A7%C3%B5es-covid-19.

 

  • Partilhe