Na passada Sexta-feira, 14 de junho 2019, a Embaixada de Portugal conjuntamente com a Embaixada do Brasil, participaram na décima primeira edição do Festival de Literatura Ibero-Americana de Atenas - Festival LEA, marcando presença no Dia Lusófono do Festival. A celebração teve lugar num espaço emblemático para a vida cultural ateniense, o Pavilhão do Livro (Stoa tou Vivliou).

20190614 175424

[Painel do Dia da Lusofonia no Festival LEA]

A participação da nossa Embaixada começou com a apresentação do nosso convidado, o Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, ex-Ministro de Cultura, poeta e escritor, por parte de S.E. o Embaixador Rui Manuppella Tereno. 

O nosso convidado, com a participação do tradutor lusófono Nikos Pratsinis, manteve uma interessante conversa sobre a sua vida e obra literária.

20190618 105228  [Intervenção de S.E. o Embaixador Rui Manuppella Tereno]

Seguiu-se o Serão de Poesia do Festival LEA, que contou com a participação do Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, que teve oportunidade de ler alguns dos seus poemas. Neste evento participaram igualmente poetas de Espanha, México e Grécia. Merece especial destaque o título do seu último livro de poesia "Outro Ulisses regressa a casa" , bem como a relação que estabeleceu com o herói grego e a poesia homérica. 

20190618 104654 1

[Leitura de poemas do Embaixador Luís Filipe Castro Mendes no Serão de Poesia do Festival LEA]

  • Partilhe