Embaixada de Portugal na Grécia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional da Língua Portuguesa

Dia Internacional da Língua Portuguesa

UMA INICIATIVA INTEGRADA NA “ATENAS - CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2018”

 

As Embaixadas do Brasil e de Portugal na Grécia irão comemorar, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

O evento, inserido na organização Atenas, Capital Mundial do Livro 2018, conta com o apoio do Technopolis e do Município de Atenas e terá lugar no dia 8 de Maio às 19h00 no Anfiteatro da Technopolis, Gazi.

Na ocasião estarão presentes o escritor brasileiro Marcílio França Castro e a escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho, que debaterão com a mediação do tradutor Nikos Pratsinis.

Natural de Belo Horizonte, onde reside, Marcílio França Castro é autor dos livros de contos “A casa dos outros” (2009), vencedor do Prêmio da União Brasileira de Escritores, “Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse” (2011), vencedor do “Prêmio Clarice Lispector” da Fundação Biblioteca Nacional, e “Histórias naturais” (2016). Tem textos de ficção publicados em alguns dos principais periódicos do Brasil e traduções em revistas internacionais de literatura, como a Intranslation Review, o Asymptote Journal e o Bookanista. Em 2016, foi um dos autores convidados da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), principal evento literário do Brasil.

A participação de Marcílio França Castro na celebração do Dia da Língua Portuguesa na Grécia integra a programação do “Printemps Littéraire Brésilien”, um conjunto de eventos de promoção da literatura brasileira na Europa e nos Estados Unidos.

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e exerceu jornalismo durante 25 anos. Ocupou múltiplos cargos, desde editora a Grande-Repórter, trabalhou em televisão e on line, assinou crónicas e crítica cinematográfica. As suas reportagens valeram-lhe uma dezena dos mais prestigiados prémios jornalísticos. É autora de guiões cinematográficos, de uma peça de teatro (Condomínio Fechado) e de um livro infantil (A Arca do É), com o ilustrador Sérgio Marques. O seu romance de estreia Que Importa a Fúria do Mar (Teorema), recebeu o elogio da crítica, foi finalista de vários prémios e conquistou por unanimidade O Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB2013. O segundo, Não Se Pode Morar nos Olhos de um Gato foi nomeado melhor livro do ano pela SPA, finalista do prémio Oceanos, venceu o Prémio Literário Manuel de Boaventura e, de novo, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2016, entrando assim no grupo estrito de autores portugueses duplamente distinguidos. Pequenos Delírios Domésticos (Relógio d’Água, 2017), colectânea de contos, é o seu mais recente livro.

fotos escritores

O evento comemorativo do Dia da Língua Portuguesa na Grécia contará com tradução simultânea para o grego.

Posteriormente terá lugar um convívio entre todos os participantes.

Muito agradecemos a sua participação neste evento que se destina a assinalar a Língua Portuguesa, nas suas mais variadas expressões e geografias.

  logo brasil   logo editora br   logo technopolis    logo atenas   logo camoes   logo aicep  logo embaixada pt

            

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail