Em 10 de maio, as Embaixadas do Brasil e de Portugal celebraram pelo quarto ano consecutivo o Dia da Língua Portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Auditório do Museu da Acrópole. Como habitualmente esta iniciativa contou com o apoio do Instituto Camões e AICEP.

thumbnail 20190510 181002

O evento começou com as mensagens dos Embaixadores de Brasil e de Portugal que, dirigirindo-se às respetivas Comunidades e a todo o público, falaram sobre a importância e o significado da celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, tendo em seguida apresentado os dois oradores convidados para a sessão.

Instantânea do discurso da S.E. o Embaixador de Portugal, Senhor Rui Manuppella Tereno
     Intervenção do Embaixador de Portugal 

Aproximadamente 80 pessoas assistiram a este evento comemorativo da Língua Portuguesa e das culturas lusófonas. Estiveram presentes representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros Grego, o Diretor da E.P.L.O - European Public Law Organization, bem como membros das Comunidades do Brasil e de Portugal na Grécia, vários estudantes de Língua Portuguesa e demais interessados nas culturas Lusófonas e Grega.
 
thumbnail img 3574

A oradora convidada pela Embaixada do Brasil foi a dramaturga brasileira Dione Carlos que ofereceu aos participantes uma interessante palestra sobre realidade linguística e social do Brasil através das arte cénica - Vozes e silêncios Ancestrais.  A convite da Embaixada de Portugal participou o Professor João Luís Lisboa, académico que proferiu uma cativante intervenção sobre "A Curiosidade pelo Mundo nos Livros Portugueses do século XVI".

fefde62f 7db7 49f0 b98f 3241b1bd4060 1
   Período de perguntas e respostas durante a conferência

A finalizar, destaca-se o diálogo entre o público e os oradores convidados, sobre as respetivos palestras e outras questões da Lusofonia.

 

  • Partilhe