A aplicação "Registo Viajante", disponível nos sistemas operativos Android e IOS, permite de forma voluntária, fácil e gratuita registar a viagem de quem se desloca ao estrangeiro. 

Quem se regista na aplicação recebe recomendações e conselhos de segurança sobre o país para o qual irá viajar, assim como informações sobre a situação do país (sob forma de alertas ou avisos) e a indicação das representações diplomáticas e consulares de Portugal. Os viajantes registados na aplicação têm ainda acesso a uma lista de contactos úteis do país em que se encontram, bem como respostas a perguntas frequentes.

Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública e acidentes), a aplicação permite a localização por GPS dos nacionais e a nova funcionalidade de botão de pânico permite telefonar/enviar mensagem para o Gabinete de Emergência Consular.

Deste modo, aconselha-se o registo detalhado das cidades e locais a visitar. O utilizador deve, adicionalmente, considerar a subscrição de um contrato de itinerário junto do seu operador de telecomunicações e um seguro de viagem.

 

 

  • Partilhe