Embaixada de Portugal na Grécia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

AS NOSSAS VITÓRIAS - Rui Tereno, Embaixador em Atenas

Estamos felizes pela vitória da nossa Seleção Nacional de Futebol. Ela enche-nos de orgulho e estamos a celebrá-la em Portugal e em todos os cantos do Mundo onde há portugueses e amigos de Portugal.

bandeira

 Mas desporto não é só futebol. Enquanto estava a decorrer este campeonato, a nossa Seleção Nacional de Atletismo teve a melhor participação de sempre nos Campeonatos Europeus em Amesterdão, arrecadando seis medalhas, e um português sagrou-se, pela terceira vez consecutiva, campeão europeu em canoagem. Estes atletas merecem todo o nosso aplauso.

 

 E se desporto não é só futebol, a vida muito menos é só isso. Enquanto a nossa Seleção era apoteoticamente recebida, um avião da Força Aérea Portuguesa incendiou-se, fazendo três mortos e outros feridos graves.

Ao longo das suas carreiras esses militares desempenharam tarefas ao serviço do interesse nacional, pondo as suas vidas em risco, e sem terem multidões a aplaudi-los à chegada. Presto-lhes a minha homenagem.

Aqui mesmo na Grécia, as nossas forças da GNR e Polícia Marítima estão a desempenhar missões de risco e de grande sensibilidade humanitária no quadro da UE/FRONTEX, para enquadramento e salvamento dos refugiados que chegam às costas gregas.

Como eles, assim somos todos nós, cidadãos portugueses. Temos as nossas vidas, as nossas profissões, fazemos os nossos sacrifícios, cumprimos os nossos deveres, exercemos os nossos direitos, e assim contribuímos diariamente para o progresso e prestígio de Portugal, dentro do país e na Diáspora.

Por isso, quando dizemos “não somos 11, somos 11 milhões”, estamos a afirmar uma verdade mais profunda do que parece à primeira vista: a Seleção que verdadeiramente conta não são 11 jogadores extraordinários, somos mesmo todos nós, 11 milhões de portugueses normais, fazendo o que nós próprios fazemos. Disso nos devemos orgulhar.

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail