Realizou-se, de 31 de outubro a 5 de novembro de 2019, na ilha grega de Amorgos, o 10º Festival do Filme Turístico de Amorgos. Trata-se de um evento integrado no Congresso Internacional de Cultura e Turismo YPERIA (www.yperia.gr), cuja 17ª edição teve lugar em paralelo, e faz parte do Comité Internacional dos Festivais do Filme Turístico (CIFFT).

Está dirigido a um circuito profissional e integra a exibição de filmes – os que foram nomeados para prémios, de entre 140 produções concorrentes – e ainda palestras técnicas sobre a problemática específica da sua produção. A edição deste ano contou com a presença de aproximadamente cem participantes.

 

family photo 01

 

Sendo Amorgos uma pequena ilha, cujo acesso não é dos mais fáceis, a circunstância de o Festival de Filme Turístico aí se realizar há tantos anos constitui o testemunho da sua reputação já bem estabelecida.

A participação portuguesa teve um destaque particular. Portugal foi o país com o maior número de filmes nacionais premiados, nomeadamente nas seguintes categorias:

 

Documentário:

MERAKI (realizado por Gustavo Neves e Violeta Lapa) – Prémio Best Greek Documentary

 

Comunicação Turística:

Batalha - Find your senses  (realizado por David Mendes) – 1º Prémio de Turismo Cultural

Alentejo Enotourism (relizado por João Pedro Viegas) - 1º Prémio de Enoturismo

Pampilhosa da Serra - Nature's Shopping Centre (realizado por David Mendes) - 2º Prémio de Turismo e Natureza Rural

The Turn Key Club (realizado por  João Lourenço) - 1º Prémio em Serviços de Turismo

Turismo Centro Portugal - Are you Ready?  (realizado por Pedro Vieira) - 3º Prémio de Destinos Turísticos

 

family photo 02

 

O Embaixador de Portugal Rui Manuppella Tereno participou, a convite dos organizadores, no 10º Festival do Filme Turístico de Amorgos e recebeu alguns dos galardões atribuídos em nome dos portugueses premiados que não tiveram possibilidade de deslocar-se a Amorgos.

  • Partilhe