Embaixada de Portugal na Grécia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

Caros Compatriotas e Amigos,

Bem-vindos à Embaixada de Portugal em Atenas. O papel desta Missão Diplomática é a promoção do relacionamento bilateral sr embaixador2entre Portugal e a Grécia, a defesa dos nossos interesses políticos, económicos e culturais - em particular a difusão da Língua Portuguesa - e ainda a assistência aos cidadãos Portugueses que vivam ou estejam de passagem por este país.

Portugal e a Grécia estão unidos pelos valores, interesses e objetivos comuns da União Europeia, e por uma longa amizade. Num período marcado pela crise económica e pelo drama dos refugiados, os nossos dois países acreditam que é essencial encontrar respostas europeias baseadas no interesse de toda a União, na responsabilidade e na solidariedade.

Como salientou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva, em Janeiro de 2016, a política europeia e externa do nosso país obedece a cinco grandes orientações: 1. a integração de todos os domínios de ação externa numa estratégia coerente; 2. a valorização do nosso país, das suas vantagens e do seu contributo no plano externo; 3. a afirmação como Estado europeu com uma presença nos cinco continentes; 4. a comunicação das nossas posições, projetando a imagem e a marca do país; 5. a parceria na formulação das posições nacionais entre as instâncias políticas e todas as partes interessadas da sociedade portuguesa. 

Cabe à Embaixada aplicar estas orientações no plano bilateral, em parceria, justamente, com a pequena mas muito prestigiada Comunidade Portuguesa, à qual a imagem tão positiva do nosso país na Grécia deve tanto.

Eu e os meus Colaboradores estamos empenhados em aprofundar, com manifestações concretas, o excelente relacionamento que existe entre as Autoridades e os Cidadãos de Portugal e da Grécia, e manter um diálogo e uma colaboração estreitas com a Comunidade Portuguesa. Queremos que esta veja na Embaixada uma casa que é sua; tudo faremos para ir ao encontro das suas necessidades e aspirações, e para merecer a sua confiança. 

Rui Manuppella Tereno