Mensagem de Boas-Vindas

 

imageemb Desejamos as boas-vindas aos visitantes do site da Embaixada de Portugal em Atenas.

Com a informação que passamos a disponibilizar pretendemos construir um local de encontro especialmente entre portugueses e gregos visando o reforço do relacionamento entre os nossos países.

Este novo site visa, especialmente, fornecer um melhor acesso à informação consular, política, económica e cultural de Portugal e sobre as relações entre Portugal e a Grécia,

O antigo website deixará de estar operacional remetendo, agora, para esta página.

 _____________________________________________________________________________________

Mais notíciasNotícias

 8 todos os portugueses

[Membros da Comunidade Portuguesa em Salónica] 

A Embaixada de Portugal em Atenas e a Delegação de AICEP apoiaram uma vez mais a iniciativa Food For Good que decorreu em Kalamariá, Salónica, no dia 2 de junho 2019.

6 vinho do porto e pasteis de nata

[Os produtos que tiveram mais êxito entre os visitantes]

A participação portuguesa foi assegurada pela comunidade portuguesa residente em Salónica e contribuiu para ajudar a Instituição Elinikó Pedikó Chorió Sto Filyro que acolhe vítimas de maus tratos.

9 todos os que trabalharam 2

                               [Os voluntários que trabalharam no Pavilhão Português]

 

A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Atenas informa os cidadãos portugueses residentes na Grécia que, nos termos do artigo n.º 79.º-F da Lei n.º 14/79, de 16 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei Orgânica n.º 3/2018, de 17 de agosto, é consagrado o direito de opção dos eleitores residentes no estrangeiro entre o voto presencial ou o voto por via postal.

Pode consultar a Lei n.º 14/79, de 16 de maio, através do seguinte link: https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34485975/view?q=Lei+n%C2%BA14%2F1979.

O direito de opção entre o voto presencial ou o voto por via postal pode ser exercido pelos eleitores residentes no estrangeiro, neste caso na Grécia, junto da comissão recenseadora até à data da marcação da eleição para a Assembleia da República.

Tendo presente o consignado no n.º 2 do artigo n.º 79.º-F da Lei n.º 14/79, de 16 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei Orgânica n.º 3/2018, de 17 de agosto,  os eleitores recenseados na Grécia, que não exerçam o seu direito de opção entre votar presencialmente ou votar por via postal, exercem o seu direito de voto por correspondência. 

Poderá igualmente consultar a Lei Orgânica n.º 3/2018, de 17 de agosto, através do seguinte link: https://data.dre.pt/eli/leiorg/3/2018/08/17/p/dre/pt/html

A opção de voto, presencial ou por correspondência, pode ser alterada a todo o tempo junto da comissão recenseadora, salvo no período entre a data de marcação e a realização de cada ato eleitoral.

Conforme anúncio na página oficial da Presidência da República, Sua Excelência o Presidente da República anunciou para dia 6 de outubro de 2019 a realização das eleições legislativas.

Assim, mais se informa, que o direito de opção de voto dos eleitores residentes na Grécia cessará no dia da publicação em Diário da República do decreto Presidencial.

sem titulo

07/06 - Abertura do Festival LEA 2019 no Centro Cultural da Fundação Stavros Niarchos às 19h00 

Saudação de S. E. o Embaixador de Portugal Rui Manuppella Tereno em representação dos Países de Língua Portuguesa

14/06 - Dia Da Lusofonia: Conversa com Luís Filipe Castro Mendes na Stoa tou Vivliou às 19h00

Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950. É diplomata e escritor. Foi Cônsul-Geral no Rio de Janeiro, Embaixador de Portugal na Hungria, Índia, na UNESCO e no Conselho da Europa, em Estrasburgo. Foi Ministro da Cultura de Portugal entre 2016 e 2018. No Festival LEA o intérprete e tradutor Nikos Pratsinis irá conversar com ele sobre a sua vida e obra literária.

14/06 - Noite de Poesia 2019 na Stoa tou Vivliou às 20h30

Participam os poetas Luís Filipe Castro Mendes (Portugal), Luís Garcia Montero (Espanha), Andrés Barba (Espanha), Elsa Cross (México) e Titos Patrikios (Grécia)

Em todas as atividades haverá interpretação simultânea de Português para Grego e viceversa.

Com o apoio da Embaixada de Portugal em Atenas e do Instituto Camões.

O Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas enviou uma mensagem a todos os cidadãos portugueses por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Pode ler a mensagem através do seguinte link: Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
embportg@otenet.gr (Geral)
ptembath@otenet.gr (Secretariado Embaixador)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
larmaos@portugal.gr (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

agendamento online

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal