Mensagem de Boas-Vindas

 

imageemb Desejamos as boas-vindas aos visitantes do site da Embaixada de Portugal em Atenas.

Com a informação que passamos a disponibilizar pretendemos construir um local de encontro especialmente entre portugueses e gregos visando o reforço do relacionamento entre os nossos países.

Este novo site visa, especialmente, fornecer um melhor acesso à informação consular, política, económica e cultural de Portugal e sobre as relações entre Portugal e a Grécia,

O antigo website deixará de estar operacional remetendo, agora, para esta página.

 _____________________________________________________________________________________

Mais notíciasNotícias

Realizou-se, de 31 de outubro a 5 de novembro de 2019, na ilha grega de Amorgos, o 10º Festival do Filme Turístico de Amorgos. Trata-se de um evento integrado no Congresso Internacional de Cultura e Turismo YPERIA (www.yperia.gr), cuja 17ª edição teve lugar em paralelo, e faz parte do Comité Internacional dos Festivais do Filme Turístico (CIFFT).

Está dirigido a um circuito profissional e integra a exibição de filmes – os que foram nomeados para prémios, de entre 140 produções concorrentes – e ainda palestras técnicas sobre a problemática específica da sua produção. A edição deste ano contou com a presença de aproximadamente cem participantes.

 

family photo 01

 

Sendo Amorgos uma pequena ilha, cujo acesso não é dos mais fáceis, a circunstância de o Festival de Filme Turístico aí se realizar há tantos anos constitui o testemunho da sua reputação já bem estabelecida.

A participação portuguesa teve um destaque particular. Portugal foi o país com o maior número de filmes nacionais premiados, nomeadamente nas seguintes categorias:

 

Documentário:

MERAKI (realizado por Gustavo Neves e Violeta Lapa) – Prémio Best Greek Documentary

 

Comunicação Turística:

Batalha - Find your senses  (realizado por David Mendes) – 1º Prémio de Turismo Cultural

Alentejo Enotourism (relizado por João Pedro Viegas) - 1º Prémio de Enoturismo

Pampilhosa da Serra - Nature's Shopping Centre (realizado por David Mendes) - 2º Prémio de Turismo e Natureza Rural

The Turn Key Club (realizado por  João Lourenço) - 1º Prémio em Serviços de Turismo

Turismo Centro Portugal - Are you Ready?  (realizado por Pedro Vieira) - 3º Prémio de Destinos Turísticos

 

family photo 02

 

O Embaixador de Portugal Rui Manuppella Tereno participou, a convite dos organizadores, no 10º Festival do Filme Turístico de Amorgos e recebeu alguns dos galardões atribuídos em nome dos portugueses premiados que não tiveram possibilidade de deslocar-se a Amorgos.

lisboa eatme page 0001fffffff

A 11ª edição da revista "eatme", de outubro 2019, conta com um artigo referente a Lisboa entitulado "Histórias, imagens e sabores com vista para o Atlântico". Pode consultar o artigo na íntegra em Português e Grego através do seguinte link:

Artigo original em Grego

Tradução do artigo em Português

revista 124 outubro

A edição de outubro 2019 da revista digital Portugalglobal da AICEP conta com um artigo referente ao mercado Grécia. Para ler a edição na íntegra consulte o link: http://www.revista.portugalglobal.pt/AICEP/PortugalGlobal/Revista124/#/

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocou-se a Atenas de 28 a 30 de outubro, para participar na 4ª edição do EU-ARAB World Summit (www.euroarabsummit.com). Interveio no painel subordinado ao tema “An era of realignment: The need for a new European-Arab world approach”, conjuntamente com o Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros da Grécia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Promoção do Comércio de Malta, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar e o Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo.

 

noticia se 31.10.2019aaa]O [Secretário de Estado da Internacionalização no 4th EU-ARAB World Summit]

Na vertente bilateral da visita, o Secretário de Estado da Internacionalização encontrou-se com o homólogo grego, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros para a Diplomacia Económica e a Internacionalização, Kostas Fragogiannis, e com o Vice-Ministro do Desenvolvimento e dos Investimentos, Ioannis Tsakiris.

Neste último encontro foi também acompanhado pelo CEO e pelo Administrador da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Henrique Cruz e Frederico Serras Gago, respetivamente. A delegação da IFD teve ainda uma reunião separada com o Chairman e CEO do Hellenic Development Bank e do Hellenic Development Bank Investments, Antonios Georgakakis.

O estreitamento das relações económicas e comerciais entre Portugal e a Grécia dominaram as conversações do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, com os membros do Executivo grego, tendo sido acordada a organização no futuro próximo de missões empresariais nos dois mercados, com destaque para os setores da economia azul e da energia.

A balança comercial de bens de Portugal com a Grécia é largamente favorável a Portugal, com as exportações e o número de empresas portuguesas exportadoras para este mercado a crescer notavelmente ao longo dos últimos anos. Desta forma, a Grécia é um parceiro comercial cada vez mais importante para Portugal e um mercado de oportunidades para as empresas portuguesas de diversos setores de atividade.

As exportações portuguesas de bens nacionais para a Grécia alcançaram os 180,4 milhões de euros em 2018, verificando-se um aumento significativo, de quase 55 milhões de euros, desde 2016. Este ano, no período de janeiro a julho, as exportações foram de 143,9 milhões de euros, mais 42,5 milhões de euros que no mesmo homólogo do ano passado (+ 42%).

Em 2018, a quota da Grécia no comércio internacional português de bens foi de 0,62 por cento como cliente (33ª posição) e 0,25 por cento como fornecedor (44ª posição).

De acordo com os dados do INE, o número de empresas portuguesas que exportam os seus produtos e serviços para a Grécia aumentou consideravelmente no período de 2014-2018, passando de 752 empresas em 2014, para 875 em 2018.

Os principais grupos de produtos exportados de Portugal para a Grécia em 2018 foram os combustíveis minerais (13 por cento), os veículos e outros materiais de transporte (11,6 por cento), os plásticos e borrachas (11,2 por cento), os produtos alimentares (10,9 por cento), as máquinas e aparelhos (8,8 por cento) e as pastas celulósicas e papel (8,6 por cento).

noticia se 2 31.10.2019

[O Secretario de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, em Atenas com o Embaixador de Portugal, Rui Manuppella Tereno, e com o Delegado da AICEP, Laurent Armaos.]

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
embportg@otenet.gr (Geral)
ptembath@otenet.gr (Secretariado Embaixador)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
larmaos@portugal.gr (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

agendamento online

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4