Embaixada de Portugal na Grécia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas-Vindas

 

imageemb Desejamos as boas-vindas aos visitantes do site da Embaixada de Portugal em Atenas.

Com a informação que passamos a disponibilizar pretendemos construir um local de encontro especialmente entre portugueses e gregos visando o reforço do relacionamento entre os nossos países.

Este novo site visa, especialmente, fornecer um melhor acesso à informação consular, política, económica e cultural de Portugal e sobre as relações entre Portugal e a Grécia,

O antigo website deixará de estar operacional remetendo, agora, para esta página.

 _____________________________________________________________________________________

Participação de Portugal na 83ª Feira Internacional de Salónica (8 a 16 de setembro de 2018)

Numa iniciativa inédita, a AICEP, a Associação Home From Portugal e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria irão participar em conjunto na Feira Internacional de Salónica (FIS), que terá lugar de 8 a 16 de setembro em Thessaloniki, a segunda maior cidade da Grécia.

Respondendo ao convite que a AICEP lançou às duas associações, Portugal far-se-á representar na Grécia com a marca chapéu “Made In Portugal Naturally”, numa ação de parceria e total cooperação, tendo como foco de promoção os têxteis-lar e a cerâmica decorativa e de mesa.

 “Vários intervenientes, uma imagem única, um país que assume uma postura de colaboração, atitude que lhe garantirá, sem qualquer dúvida, confiança suficiente e motivadora para se afirmar no mercado internacional”, defende Isabel Quintas, especialista da AICEP na fileira Casa.

A participação nacional na FIS, que acontece pela primeira vez, será apresentada num espaço de 36 metros quadrados (12 disponibilizados pela AICEP, 12 pela Nerlei e 12 pela Associação Home From Portugal), sob coordenação da AICEP.

O conceito do stand de Portugal consiste na apresentação de três ambientes diferentes, num espaço único sem divisórias: varanda virada para o mar/piscina, quarto e sala de jantar. Os parceiros envolvidos irão apostar na marca única “Made In Portugal Naturally”, fazendo a promoção mais direta do setor que representam durante a exposição, de uma forma direcionada ao perfil dos visitantes.

O setor hoteleiro é o principal foco de interesse da fileira Casa neste mercado e, estando esta área em franco desenvolvimento na Grécia, este evento será uma excelente oportunidade para mostrar a capacidade do produto “Made In Portugal” pela qualidade, design, inovação e customização. Acresce a esta decisão o facto de ser um certame onde participam países igualmente importantes para o nosso país neste setor e que, além de visitarem o certame, também estão presentes como expositores.

Mais do que promover Portugal na Grécia, queremos mostrar o produto nacional a outros potenciais mercados e surpreender pela diferenciação através da capacidade de saber fazer!”, conclui Isabel Quintas.

A Feira Internacional de Salónica é considerada a principal feira internacional da Grécia, sendo atualmente considerado um dos certames mais importantes do Sudeste europeu. Esta é a 83ª edição da FIS que conta, este ano, com os Estados Unidos como país convidado. A edição de 2017 contou com mais de 260 mil visitantes, entre profissionais e público. A feira será inaugurada pelo Primeiro-ministro grego.

http://tif.helexpo.gr/en

f.salonica1

 f.salonica2

 

VÍRUS DO NILO OCIDENTAL - ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

As autoridades gregas reportaram o recrudescimento de Vírus do Nilo Ocidental, devido às condições climáticas favoráveis à propagação do mosquito transmissor da doença. Até ao momento foram identificados 153 casos, dos quais 17 mortos,na Grécia e as autoridades sanitárias gregas estão a acompanhar a situação.

Medidas de precaução geral a tomar:

Para além dos medicamentos que normalmente necessitem, os viajantes devem vir munidos, entre outros, de repelentes de insetos, de preferência contendo DEET, cumprindo a sua aplicação de acordo com as recomendações. Aconselha-se igualmente o uso de vestuário  que cubra a maior parte possível do corpo e, preferencialmente, de cores claras.

Para mais informações consulte as informações em língua inglesa no site da OMS – Organização Mundial de Saúde - http://www.euro.who.int/en/health-topics/communicable-diseases/vector-borne-and-parasitic-diseases/news/news/2018/8/west-nile-virus-infections-spike-in-southern-and-central-europe.

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
embportg@otenet.gr (Geral)
ptembath@otenet.gr (Secretariado Embaixador)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
larmaos@portugal.gr (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

gec

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal