Mensagem de Boas-Vindas

 

imageemb Desejamos as boas-vindas aos visitantes do site da Embaixada de Portugal em Atenas.

Com a informação que passamos a disponibilizar pretendemos construir um local de encontro especialmente entre portugueses e gregos visando o reforço do relacionamento entre os nossos países.

Este novo site visa, especialmente, fornecer um melhor acesso à informação consular, política, económica e cultural de Portugal e sobre as relações entre Portugal e a Grécia,

O antigo website deixará de estar operacional remetendo, agora, para esta página.

 _____________________________________________________________________________________

Mais notíciasNotícias

 

pr mrs discurso ga

 

Pela ocasião do 15º. Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, decorrido nos dias 10 e 11 de outubro, em Atenas, participou Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na Sessão de Trabalho que teve como anfitrião Prokópios Pavlópoulos, Presidente da República Helénica. Este encontro contou ainda com a participação dos Presidentes da Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Malta e Polónia.

 

encontro arraiolos presidentes

[O Grupo Arroiolos 2019, constituído pelos Presidentes da Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Malta, Polónia e Portugal]

pr rmp

[Sua Excelência o Presidente da República e o Embaixador de Portugal, Rui Manupella Tereno]

 

Do Encontro resultou a Declaração de Atenas, que pode ser consultada aqui.

Através do seguinte link pode ainda consultar as Declarações de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa relativamente ao Encontro.

 

 

dsfdfgdfgdfgd

A convite do seu homólogo da República Helénica, Prokopios Pavlopoulos, o Presidente da República participará, nos dias 10 e 11 de outubro, em Atenas, no décimo quinto Encontro Informal dos Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos.

Este encontro permitirá debater, em diferentes sessões de trabalho, a importância do princípio da solidariedade para o aprofundamento da União Europeia e para a promoção da integração europeia.

Afirmando-se como um importante fórum de diálogo e cooperação entre Chefes de Estado europeus, o “Grupo de Arraiolos” reuniu pela primeira vez em 2003, por iniciativa do Presidente Jorge Sampaio, e volta a reunir em Portugal no próximo ano.

190525 prmrs ro 0402 5791

[Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.]

sem titulo 2

No âmbito do voto por via postal para a eleição para a Assembleia da República 2019 que decorre até dia 6 de Outubro, solicita-se aos eleitores portugueses residentes em território estrangeiro que se certifiquem que a carta resposta contendo o boletim de voto se encontra corretamente fechada antes de a entregar nos correios e ser enviada para Portugal.

Veja as instruções sobre a forma do correto exercício do direito de voto por via postal no video explicativo acessível em   https://www.youtube.com/watch?v=WGGoFZzob-w.

Recomenda-se que comprove que as tiras colantes que estão colocadas nas laterais direita e esquerda da carta resposta, selam de forma correta, permitindo assim garantir a segurança do seu conteúdo (que tem de incluir obrigatóriamente fotocópia do documento de identificação civil e envelope verde que contêm o boletim de voto) e que a mesma é corretamente recebida pela mesa de contagem até ao dia 16 de outubro.

Para este efeito a carta deve ser depositada e selada pelos correios locais em data anterior a 6 de outubro. As cartas recebidas em território nacional, antes de dia 16, mas com selagem igual ou posterior a dia 6 de outubro, não serão aceites.

 

Até 30 de Outubro de 2019, estão abertas as inscrições para os Exames de Português Língua Estrangeira (época de Novembro de 2019) organizados pelo CAPLE – Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, Universidade de Lisboa.

Os exames de PLE do CAPLE podem ser realizados por quem não tem o Português como língua materna e queira comprovar, para fins educativos, profissionais ou outros, a sua competência em Português, nos termos reconhecidos por cada certificado ou diploma.

Aos exames não escolares podem candidatar-se pessoas com mais de 16 anos de idade que se considerem preparadas para realizar o exame que selecionarem, independentemente da forma como adquiriram o PLE e do local onde o tenham feito.

Para mais informações consulte http://caple.letras.ulisboa.pt/

Email do Coordenador do LAPE Atenas: examesatenas@gmail.com

cartaz site novembro 2019 page 001

instrucoes para a inscricao1903 page 001

instrucoes para a inscricao1903 page 002

 

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
embportg@otenet.gr (Geral)
ptembath@otenet.gr (Secretariado Embaixador)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
larmaos@portugal.gr (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

agendamento online

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4